IBAN E SWIFT: O que são e como são usados em transferências Internacionais a partir de Angola?

Luvuma
0

Negócio em está evoluindo e o comércio global está ficando mais fácil a cada minuto. As pessoas têm um profundo desejo de colaborar, e temos a tecnologia financeira para fazer isso acontecer.



Um IBAN, ou número de conta bancária internacional, é um sistema de numeração internacional padrão desenvolvido para identificar uma conta bancária no exterior.


O serviço SWIFT cria um nível internacional de conectividade que acelera o comércio global e aproxima o mundo um pouco mais. Ele fornece um meio seguro para facilitar pagamentos transfronteiriços e ajuda os bancos a construir uma rede intermediária.


Em 2021, mais de 11.000 instituições membros globais da SWIFT enviaram uma média de 42 Milhões de mensagens por dia, marcando um aumento de 11,4% em relação a 2020. Os negócios estão crescendo!


Se você está procurando agilizar as transações internacionais, elevar o comércio exterior e garantir a segurança, a rede SWIFT é uma opção privilegiada. 


O que são Códigos SWIFT?


Um código SWIFT é um formato padrão usado ao fazer transferências internacionais entre bancos e instituições financeiras. Ele identifica a agência, banco e país em que uma conta está registrada e comunica quem, o que e onde, através do BIC (Bank Identifier Codes). 


SWIFT significa Sociedade para Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais (tradução em português). SWIFT possui e administra o sistema BIC. Ele pode identificar um banco em segundos e enviar o pagamento rapidamente. Foi também a rede SWIFT que padronizou os formatos para IBAN.


A rede SWIFT utiliza códigos BIC para fazer pagamentos seguros, como transferências bancárias internacionais, transferências internacionais de dinheiro e pagamentos SEPA. Os Itilits também são usados apenas como um sistema de mensagens. 


Quando uma empresa utiliza a rede SWIFT, não está a enviar dinheiro. Em vez disso, é referido como uma ordem de pagamento entre dois bancos.


Formato de a Código SWIFT


O código SWIFT é um código alfanumérico de caracteres 8-11 estruturado em um formato padrão da esquerda para a direita como:


Código bancário (quatro letras abreviando o nome)

Código do país (duas letras que representam o país)

Código de localização (duas letras ou números para a sede)

Código da sucursal (3 letras ou números para a agência bancária)


O código de ramificação é muito parecido com um número de roteamento usado nos EUA. Alguns códigos SWIFT simplesmente usam XXX no lugar do código de ramificação. Neste caso, a transferência irá para o escritório principal do banco.


O Padrão Internacional para códigos SWIFT/BIC é ISO 9362 é por isso que às vezes você vê esse termo usado no lugar do SWIFT. O ISO é responsável por como um código SWIFT é estruturado, incluindo o uso de letras, números e o comprimento dos códigos.


Exemplo de um Código SWIFT em Angola


BAIPAOLU


BAIPAOLU é o código bancário do Banco Angolano de Investimentos (BAI)


  • BAIP- Banco BAI
  • AO- Angola
  • LU- Luanda


Quando é um Código SWIFT Necessário?


Um código SWIFT é geralmente necessário quando você está enviando ou recebendo dinheiro internacionalmente entre bancos, especialmente se você está enviando transferências bancárias ou transferências bancárias Pagamentos SEPA. 


Originalmente, o SWIFT foi criado para facilitar apenas a comunicação sobre transações de tesouraria e correspondentes. No entanto, a funcionalidade do formato de mensagens permitia grande escalabilidade. 


Como encontrar e verificar um Código SWIFT em Angola?


Um código SWIFT pode ser facilmente localizado em uma variedade de lugares, aqui estão alguns:


  • Demonstrações de contas bancárias
  • Portal do cliente bancário online
  • APP bancário
  • Ligue para o banco

Você também pode encontrá-lo online com uma rápida pesquisa do código SWIFT e Banco. 


Existem recursos online para verificar e validar um código SWIFT depois de tê-lo. Basta copiar e colar o código em um Verificador de código SWIFT e o motor de busca irá dizer-lhe se é válido ou não. Uma vez que os bancos internacionais listam esses códigos online, ele não demora muito para se certificar de que o que você tem é preciso.


A rede está continuamente atualizando seu banco de dados com novos códigos de mensagens que acomodam todos os tipos de transações financeiras. A SWIFT está constantemente se adaptando aos processos de fintech e mudando as necessidades financeiras.


Isso o torna um dos sistemas mais úteis e adaptáveis para transferências internacionais em todo o mundo.


O que é IBAN e Como funciona em Angola?


O número começa com um código de país de dois dígitos, depois dois números, ( Em Angola é AO06), seguido por vários caracteres alfanuméricos. Observe que um IBAN não substitui a numeração de conta própria de um banco, pois apenas pretende fornecer informações adicionais que ajudam na identificação de pagamentos no exterior. 


Um IBAN é usado para identificar uma conta individual envolvida em uma transação internacional. O IBAN também atua como um método para verificar se os detalhes da transação estão corretos.


O IBAN consiste em um código de país de duas letras, seguido por dois dígitos de verificação e até 35 caracteres alfanuméricos.


Um IBAN será usado ao enviar transferências interbancárias ou transferência de dinheiro de um banco para outro, especialmente além das fronteiras internacionais. No registro de países como Angola e Moçambique que atualmente utilizam o sistema IBAN, são os seguintes:


Angola: AO06 004000000915023310130 ( IBAN do outor da matéria, mande um agradecimento 😎 )


Moçambique: MZ59 0000 0000 000 0000 0000 1


Os EUA e o Canadá são dois países principais que não usam o sistema IBAN. No entanto, eles reconhecem o sistema e processam pagamentos de acordo com o sistema deles.


Apesar de que em Angola geralmente leva 25 caracteres, IBAN é composto no máximo de 35 caracteres alfanuméricos. É composto pelos seguintes componentes:


  • Código do país: O código do país é o código do país ISO (International Organization for Standardization). Os países que participam têm um código que designa seu país.


  • Dois dígitos: Os dígitos de verificação são fornecidos pela instituição financeira emissora.


  • Identificador do banco: Código que identifica a instituição financeira. (Quando apropriado, o identificador bancário também pode identificar o ramo específico da instituição financeira.)


  • Número básico da conta bancária: Este é um código que identifica uma conta individual em uma instituição financeira específica em um país específico.


IBAN vs. Códigos SWIFT


Existem dois métodos padronizados e reconhecidos internacionalmente para identificar contas bancárias quando uma transferência está sendo feita de um país para outro: o Número Internacional de Conta Bancária (IBAN) e o Sociedade para Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais (SWIFT) a diferença entre os dois métodos está no que eles identificam.


Um código SWIFT é usado para identificar um banco específico durante uma transação internacional, enquanto o IBAN é usado para identificar uma conta individual envolvida na transação internacional. Ambos desempenham um papel essencial no bom funcionamento do mercado financeiro internacional.


Swift continua sendo o método pelo qual a maioria das transferências internacionais de fundos são feitas. Uma das principais razões para isso é que o sistema de mensagens SWIFT permite que os bancos compartilhem uma quantidade significativa de dados financeiros.


Esses dados incluem o status da conta, os valores de débito e crédito e detalhes relacionados à transferência de dinheiro. Os bancos geralmente usam o código de identificador bancário (BIC) em vez do código SWIFT. No entanto, os dois são facilmente intercambiáveis; ambos contêm uma mistura de letras e números e geralmente têm entre oito e 11 caracteres de comprimento.


O IBAN desenvolveu-se a partir de padrões nacionais divergentes para identificação de contas bancárias. Usos variados de formulários alfanuméricos para representar bancos, agências, códigos de roteamento e números de contas específicos muitas vezes levaram a interpretações erradas e/ou omissões de informações críticas de pagamentos. 

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Eu sei!) #days=(20)

Oi, Amigo! Nós aqui usamos cookies para obter a melhor experiência do usuário. Saiba Mais
Ok, Go it!